O local de trabalho está passando por grandes mudanças e vai continuar assim por pelos menos mais 5 anos. Com a velocidade que a tecnologia evolui precisamos estar preparados para lidar com as mudanças adiante.
Como diz Peter Hirst, associado de educação executiva no MIT Sloan School of Management,
“Cinco anos é muito tempo para uma evolução tecnológica e os próximos cinco anos vão apresentar ainda mais mudanças do que nos cinco anos passados”.
Uma previsão freqüentemente citada sobre o escritório do futuro é que será povoada por trabalhadores que literalmente estarão vestindo sua tecnologia e Hirst diz isso com firmeza.
“Nos próximos cinco anos é difícil imaginar que as capacidades de exibição, processamento, interface e comunicação desses dispositivos wearables superarão o que podemos fazer com os tablets e phablets de hoje (híbridos de telefone / tablet)”.
Juntamente com o poder e capacidade crescente e exponencial da tecnologia, várias outras tendências terão um impacto dramático no local de trabalho das empresas do futuro, afetando organizações de todos os tamanhos.
Uma delas é a entrada de “nativos digitais”, os millenials, na força de trabalho e no mercado de consumo. “Isso já está acontecendo e, portanto, podemos ver o que está por vir”, ressalta Hirst.
Pessoas que cresceram como trabalhadores e clientes no “mundo plano, conectado e transparente que foi habilitado pela digitalização de tudo” têm demandas diferentes das suas antecessoras.
“Quer se trate de exigir trabalho intenso e opções de carreira flexíveis como empregado, trabalho como empreendedor altamente especializado ou serviços como fornecedores que são iguais aos melhores dos melhores, isso vai mudar tanto na oferta e na demanda para todas as empresas — e está acontecendo agora “, diz ele.
A globalização, embora algo que tem sido discutido há décadas, é outra tendência importante para os próximos cinco anos, especialmente em termos do impacto que provavelmente terá nas pequenas e médias empresasdo futuro.
O desafio de aumentar a concorrência de economias com eficiência e custos mais baixos será compensada em certa medida pelos novos mercados disponíveis.
“Pequenas e médias empresas ou, mais precisamente, empresas de alto crescimento, orientadas para a inovação são muitas vezes, talvez até mesmo normalmente, os motores de tal mudança”, afirma Hirst.
As empresas com maior probabilidade de prosperar nos próximos cinco anos são aquelas que abraçam a transformação digital e todos os seus efeitos concomitantes, acrescenta.
Os donos das empresas do futuro também devem estar se preparando para mudanças significativas no ambiente dos escritórios, prevê Brandon Atkinson, diretor de RH da AppNexus, uma plataforma baseada em nuvem de publicidade programática online. “Numa economia cada vez mais baseada no conhecimento, os funcionários terão poder sem precedentes. Cada vez mais eles desconsideram as noções atuais de hierarquia, esperam ser tratados como um ativo valioso que necessita de investimento constante e também exigem a oportunidade de resolver problemas de forma autônoma”, diz ele.
“Eles também serão menos leais; Senão estão aprendendo, estão saindo.”
Nas empresas do futuro, o trabalho remoto será muito mais prevalente do que é agora, as famosas gigs (termo usado no mercado fashion e musical de referência a trabalhos de curta duração, geralmente sem contratos). “Graças a laptops, servidores espalhados pelo mundo e serviços de videoconferência, a força de trabalho será mais móvel e flexível do que nunca”, diz Howard Tarnoff, vice-presidente sênior de sucesso de clientes da Ceridian, uma empresa global de tecnologia de gerenciamento de capital humano.
Conteúdo retirado de: encontreumnerd.com.br
(35) 3471-1729 | (35) 3471-5552
Rua Eliza Ribeiro da Costa, 166 – Família Andrade | Sta Rita do Sapucaí
Segunda à Sexta, das 8h às 12h – 13h às 18h